POLÍTICA INTERNACIONAL

Marine Le Pen critica aumento da contribuição francesa à União Europeia

Deputada francesa classifica como 'indecente' acréscimo de quase 6 bilhões de euros à parcela da França no orçamento do bloco, em meio a dificuldades econômicas e alta da dívida pública.

Por Sputnik Brasil Publicado em 14/11/2025 às 07:21
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O Parlamento francês aprovou nesta quinta-feira (13) uma contribuição de 28,8 bilhões de euros (cerca de R$ 177,6 bilhões) para o orçamento da União Europeia, valor quase 6 bilhões superior ao previsto para 2025.

A deputada Marine Le Pen classificou como inadmissível o aumento da participação financeira do país, especialmente diante do atual cenário econômico.

"Não há mais dinheiro, mas para a União Europeia, ao que parece, foi feita uma exceção – a contribuição da França aumentará em 6 bilhões de euros. Esse número é simplesmente indecente, considerando o déficit orçamentário e os esforços dos franceses, que diariamente são exigidos cada vez mais", escreveu Le Pen em sua página na rede social X.

No fim de setembro, o Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos da França informou que a dívida pública do país, no segundo trimestre de 2025, ultrapassou pela primeira vez o recorde de 3,4 trilhões de euros (cerca de R$ 20,9 trilhões), atingindo 115,6% do PIB.