ECONOMIA INTERNACIONAL

Coreia do Sul amplia apoio à indústria automobilística diante de tarifas dos EUA

Pacote de mais de US$ 10 bilhões prevê empréstimos, cotas tarifárias e subsídios para veículos elétricos, em resposta à redução parcial das tarifas impostas por Washington.

Publicado em 14/11/2025 às 08:43
Reprodução

O governo da Coreia do Sul anunciou que vai ampliar o apoio à indústria automobilística nacional, em resposta a um novo acordo comercial firmado com os Estados Unidos. O pacote, que supera 15 trilhões de won sul-coreanos — cerca de US$ 10,2 bilhões —, inclui medidas de incentivo para fabricantes locais de carros e peças automotivas.

Entre as ações previstas estão novos programas de empréstimos e cotas tarifárias para matérias-primas essenciais à fabricação de veículos, segundo informou o gabinete do primeiro-ministro nesta sexta-feira (14).

No fim de outubro, Coreia do Sul e EUA acordaram uma redução de 15% nas tarifas sobre o setor automotivo coreano, que enfrenta desafios como a concorrência em tecnologias de direção autônoma e a necessidade de diversificação dos mercados externos. “Mesmo com a redução das tarifas para 15%, há preocupações de que isso ainda imponha um fardo às empresas exportadoras”, destacou o governo sul-coreano.

O pacote também prevê a ampliação do programa de subsídios para veículos elétricos, que passará de 7,15 trilhões para 9,36 trilhões de won. Além disso, será criado um novo programa de financiamento voltado ao apoio de empresas de transporte que adquiram ônibus elétricos e a hidrogênio.

Fonte: Dow Jones Newswires