PF mira manipulação de crianças por perfis que difundiam símbolos nazistas
Operação Torch cumpre mandado em Alagoas e investiga contas anônimas com conteúdo racista e de recrutamento de menores
A Polícia Federal em Alagoas cumpriu, nesta sexta-feira (14), um mandado de busca e apreensão em Coruripe durante a fase ostensiva da “Operação Torch”, que investiga perfis anônimos em redes sociais responsáveis por compartilhar símbolos nazistas, mensagens racistas e materiais destinados a manipular crianças para cometer crimes violentos.
De acordo com a PF, um dos perfis monitorados mantinha uma comunidade aberta com livros sobre nazismo, postagens racistas e tutoriais voltados ao recrutamento de menores. O usuário também afirmava participar de combates no Oriente Médio, o que foi desmentido pelas investigações, que comprovaram que ele sempre esteve em Alagoas.
No cumprimento do mandado, agentes recolheram equipamentos eletrônicos que agora passarão por perícia.
A operação leva o nome da ofensiva militar lançada pelos Aliados no Norte da África, em 1942, conhecida como “Operação Torch”, marco histórico na luta contra o nazismo e o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial.