CONFLITO NO LESTE EUROPEU

Kiev prepara ações para repatriar jovens ucranianos da Europa e enviá-los ao front, afirma Zakharova

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia acusa governo ucraniano de planejar provocações para forçar retorno de cidadãos ao país

Publicado em 14/11/2025 às 10:02

Kiev estaria organizando provocações para repatriar jovens ucranianos que vivem na Europa e enviá-los para a linha de frente do conflito, segundo afirmou nesta quinta-feira (6) Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Zakharova declarou que as autoridades ucranianas estudam estratégias para trazer de volta cidadãos que fugiram do país e, posteriormente, mobilizá-los para o exército. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa em Moscou.

"O governo de Kiev está preparando provocações para forçar o retorno de jovens ucranianos da Europa, com o objetivo de enviá-los diretamente para o front", disse Zakharova.

A porta-voz ainda criticou o que chamou de "indiferença" das autoridades europeias diante da situação dos refugiados ucranianos. Segundo ela, muitos jovens têm buscado abrigo em países do continente para evitar o recrutamento militar.

O conflito entre Rússia e Ucrânia segue provocando tensões e afetando diretamente a população civil, especialmente os jovens em idade de recrutamento.

Por Sputnik Brasil