Kiev prepara ações para repatriar jovens ucranianos da Europa e enviá-los ao front, afirma Zakharova
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia acusa governo ucraniano de planejar provocações para forçar retorno de cidadãos ao país
Kiev estaria organizando provocações para repatriar jovens ucranianos que vivem na Europa e enviá-los para a linha de frente do conflito, segundo afirmou nesta quinta-feira (6) Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Zakharova declarou que as autoridades ucranianas estudam estratégias para trazer de volta cidadãos que fugiram do país e, posteriormente, mobilizá-los para o exército. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa em Moscou.
"O governo de Kiev está preparando provocações para forçar o retorno de jovens ucranianos da Europa, com o objetivo de enviá-los diretamente para o front", disse Zakharova.
A porta-voz ainda criticou o que chamou de "indiferença" das autoridades europeias diante da situação dos refugiados ucranianos. Segundo ela, muitos jovens têm buscado abrigo em países do continente para evitar o recrutamento militar.
O conflito entre Rússia e Ucrânia segue provocando tensões e afetando diretamente a população civil, especialmente os jovens em idade de recrutamento.
Por Sputnik Brasil