POLÍTICA PÚBLICA | INFÂNCIA E JUVENTUDE

Arapiraca inicia elaboração do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para 2026-2028

Prefeitura reúne secretarias e sociedade civil para construir políticas integradas em prol da infância e juventude, com apoio do Selo UNICEF

Publicado em 14/11/2025 às 13:35

A Prefeitura de Arapiraca deu início à construção do Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para o biênio 2026-2028. A iniciativa reúne as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, em parceria com a Coordenação Municipal do Selo UNICEF, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e instituições da sociedade civil organizada, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e à juventude no município.

Nesta fase inicial, foram realizados o Pré-Fórum e a Plenária preparatória para o 1º Fórum Comunitário, marcado para o dia 3 de dezembro, no Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba. Os encontros reuniram profissionais, gestores e lideranças, ampliando o diálogo e discutindo estratégias para as ações que serão implementadas.

Patrícia Araújo, articuladora municipal do Selo UNICEF, destacou a importância do processo e o envolvimento de diferentes setores na construção do plano. Segundo ela, os debates têm como foco a formulação de políticas públicas e sociais que assegurem direitos, promovam oportunidades, segurança e qualidade de vida para crianças e adolescentes de Arapiraca.

“Quero parabenizar a visão estratégica do prefeito Luciano Barbosa. Ao aderir ao Selo UNICEF, toda a gestão municipal intensifica o trabalho para melhorar indicadores de saúde, educação e assistência social, buscando reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento social e a cidadania das nossas crianças e adolescentes”, afirmou Radamés Pereira, presidente da Comissão Intersetorial pelos Direitos das Crianças e Adolescentes do Selo UNICEF.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância que visa melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com a decisão do prefeito, Arapiraca passa a integrar a edição 2025-2028 do programa.

O Plano Municipal segue em desenvolvimento e contará com novas rodadas de discussão e construção coletiva até sua consolidação final. O trabalho será colaborativo, envolvendo todas as etapas de planejamento e elaboração de propostas para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes no município.