Frente fria deve causar temporais e rajadas de vento em SC
Santa Catarina pode registrar chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo entre domingo e segunda-feira
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de temporais acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva intensa e possibilidade de queda de granizo entre domingo (16) e segunda-feira (17.
Segundo o órgão, os eventos serão provocados pela aproximação e avanço de uma frente fria associada a um ciclone localizado no Oceano Atlântico, entre o Uruguai e o centro da Argentina.
A Defesa Civil destaca que, apesar da influência do ciclone, as condições meteorológicas previstas são diferentes do tempo severo registrado na última sexta-feira (7), quando a formação do ciclone ocorreu sobre a Região Sul do Brasil. Na ocasião, sete mortes foram registradas no Paraná e no Rio Grande do Sul devido à passagem de três ciclones.
Notícias relacionadas:
- Após tornado, massa fria deve derrubar temperaturas no Paraná.
- Pantanal é o bioma mais atingido pelo aumento da temperatura no país.
De acordo com a Defesa Civil, os temporais previstos para o fim de semana oferecem risco moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
O órgão informa que os primeiros temporais devem ocorrer na tarde de domingo (16) em áreas do grande oeste e dos planaltos catarinenses, devido ao calor e à umidade, antes mesmo da chegada da frente fria.
“Entre o final da tarde e a noite, com a aproximação da frente fria, os temporais ganham força no oeste e sul catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul. Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (17), os temporais se espalham para as demais regiões do estado”, informa a Defesa Civil em nota.
Em caso de temporal e rajadas de vento, a Defesa Civil recomenda:
Durante temporais, busque abrigo em local seguro, afastado de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Evite transitar e não se abrigue próximo a árvores, placas, muros e postes de energia em caso de ventos fortes.
Em situações de chuva intensa e alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.