ECONOMIA

Guilherme Mello afirma que novas regras do PAT podem reduzir preços

Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda avalia que mudanças no vale-alimentação e vale-refeição podem beneficiar consumidores, mas impacto na inflação deve ser limitado.

Publicado em 14/11/2025 às 15:35
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou nesta sexta-feira (14) que as novas regras para o vale-alimentação e vale-refeição podem resultar em redução de preços em determinados produtos, embora não devam influenciar diretamente os índices de inflação.

“Com essas mudanças, você vai reduzir o custo de intermediação, inclusive para os estabelecimentos comerciais, que transferiam isso para os preços. Então, como você está reduzindo os custos, isso pode gerar uma redução de preços”, explicou Mello, em entrevista à CNN Money.

As novas normas do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foram assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última terça-feira. O decreto estabelece um limite de 3,6% para a taxa cobrada dos estabelecimentos, conhecida como Merchant Discount Rate (MDR), e fixa a tarifa de intercâmbio em até 2%.

De acordo com o secretário, a reforma deve trazer benefícios para os consumidores de modo geral, mas a queda nos preços tende a ser pontual. “Não necessariamente isso vai ter um impacto em indicadores da inflação, mas pode ter um impacto em alguns preços de alguns produtos, o que é bom para o consumidor”, avaliou.