SAÚDE PÚBLICA

Dia Mundial do Diabetes é marcado por orientações e serviços no Pam Salgadinho

Iniciativa reúne atividades físicas, palestras e orientações para usuários

Publicado em 14/11/2025 às 13:10
Ação em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, no bloco B do Pam Salgadinho. Cortesia

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (14), o Centro de Referência em Doenças Crônicas (CEDOCH) do Pam Salgadinho intensificou os serviços oferecidos ao público diabético. A unidade promoveu salas de espera com palestras educativas, com o objetivo de orientar e mobilizar os usuários atendidos no local sobre a importância do cuidado integral.

Jácia Carvalho, enfermeira do Pam Salgadinho, ressaltou a relevância de destacar o Dia Mundial do Diabetes nos encontros com a comunidade e os usuários do serviço.

“É um dia para, justamente, relembrar as pessoas sobre os cuidados que devemos ter, acompanhar e fazer seus check-ups de exames, como forma de prevenção, pois é uma doença crônica, mas tem controle. Já para aqueles que já são diabéticos, continuar incentivando o autocuidado e responsabilidade consigo mesmo, pois a doença pode causar problemas renais, cegueira e outras comorbidades”, destacou.

A programação contou com orientações sobre o uso da insulina e seus pontos de aplicação, utilizando uma boneca como demonstrativo para aqueles que precisam aplicar em si mesmos ou em familiares. Também foram apresentadas informações sobre alimentação saudável e o equilíbrio no consumo de produtos que podem alterar o índice glicêmico.

Questões relacionadas à saúde mental, que podem influenciar o índice glicêmico, também foram abordadas, reforçando a importância do acompanhamento psicológico quando necessário. Os participantes participaram ainda de uma sessão de alongamento e receberam um lanche saudável.

Combate ao diabetes em Maceió

Na rede pública de saúde de Maceió, o diabetes é enfrentado por meio de um trabalho diário que envolve ações educativas e a oferta de assistência integral à população em todas as fases da doença. As iniciativas vão desde a prevenção até o tratamento.

Para o tratamento do diabetes, as unidades de saúde contam com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais, que oferecem atendimento de segunda a sexta-feira para pessoas com diabetes de risco baixo ou moderado.

O exercício físico é fortemente incentivado nesses locais como forma de promover o bem-estar e a saúde. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com os Núcleos de Atividade Física, que oferecem acesso gratuito à prática de exercícios, incentivando hábitos saudáveis na população.