GESTÃO HOSPITALAR

Núcleo de Qualidade do Hospital da Cidade assegura excelência no atendimento ao paciente

Equipe atua em auditorias, gestão de comissões e monitoramento rigoroso de indicadores para aprimorar processos e garantir segurança

Publicado em 14/11/2025 às 16:15
Trabalho do núcleo é fundamental para transformar protocolos em experiências seguras e humanizadas. David Silas/ Ascom Maceió Saúde

No Hospital da Cidade, a busca pela excelência no cuidado ultrapassa a simples adoção de normas e regulamentações. Por trás de cada atendimento eficiente e humanizado, destaca-se o trabalho estruturado do Núcleo de Qualidade, equipe dedicada a garantir que todos os processos hospitalares funcionem de forma integrada e segura.

Coordenado por Renata Schneider, o núcleo atua em pilares essenciais como gestão por processos, gestão de riscos, performance, auditorias internas, gerenciamento de documentos operacionais e acompanhamento das comissões e comitês hospitalares.

“O acompanhamento dos nossos resultados, tanto assistenciais quanto administrativos, e a contribuição no monitoramento do planejamento estratégico da instituição são fundamentais. Quando tratamos dos riscos em uma instituição de saúde, não falamos apenas dos riscos assistenciais, mas também dos organizacionais, funcionais e físicos. É preciso permear todos os processos do hospital”, explica Renata.

Renata Schneider, coordenadora do Núcleo de Qualidade do Hospital da Cidade. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde
Renata Schneider, coordenadora do Núcleo de Qualidade do Hospital da Cidade. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

Segundo Renata Schneider, o impacto do trabalho do núcleo é percebido diretamente pelo paciente. “Um dos nossos objetivos é a excelência do cuidado. O paciente sente essa excelência, pois a qualidade orienta os processos para que ela chegue até ele. Quando o paciente realiza uma cirurgia, por exemplo, é atendido no local e na forma corretos, com assistência completa, tanto nos processos de medicação quanto na humanização do cuidado”, acrescenta.

Para Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, a atuação do Núcleo de Qualidade no Hospital da Cidade é fundamental para oferecer à população serviços de saúde com segurança, eficiência e inovação. “Nosso compromisso é integrar gestão moderna e cuidado humanizado, garantindo que cada paciente tenha uma experiência positiva e segura”, ressalta.

A diretora-geral do hospital, doutora Célia Fernandes, reforça que o trabalho do Núcleo de Qualidade impacta diretamente a rotina de todos os setores. “Promove a melhoria contínua dos processos e eleva o padrão de atendimento. A integração entre gestão, equipes clínicas e administrativas é essencial para que a excelência do cuidado chegue, de fato, ao paciente”, complementa.

Também integram o Núcleo de Qualidade do HC as profissionais Vitória Raíssa Barros (enfermeira da Qualidade), Dandara Vitória Martins de Melo (analista administrativa), Paula Souza Ferreira (enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente) e Samyra Santos Albuquerque Chagas (técnica de enfermagem do Núcleo de Segurança do Paciente).

O Hospital da Cidade é administrado pela Maceió Saúde, organização social sem fins lucrativos voltada à modernização e eficiência na gestão das unidades municipais de saúde. A instituição demonstra, na prática, que governança, inovação e gestão eficiente podem caminhar lado a lado com o cuidado humanizado, oferecendo à população de Maceió serviços de saúde seguros, precisos e centrados no bem-estar do paciente.