DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Trump receberá príncipe saudita com acordos e jantar de gala na Casa Branca

Visita de Mohammed bin Salman terá cerimônia, assinatura de acordos e encontro com CEOs, marcando reaproximação entre EUA e Arábia Saudita

Publicado em 14/11/2025 às 17:45
© AP Photo / Alex Brandon

Embora não se trate de uma visita oficial de Estado, a Casa Branca prepara uma recepção digna de chefe de Estado para o príncipe saudita, Mohammed bin Salman, que desembarca nos Estados Unidos na próxima semana.

De acordo com um alto funcionário da Casa Branca, o dia do príncipe na terça-feira chegou com uma cerimônia de chegada no amplo Jardim Sul, seguida de uma saudação no Pórtico Sul.

Em seguida, o presidente Donald Trump recebeu o príncipe no Salão Oval para uma reunião bilateral. Após o encontro, haverá a assinatura de acordos e um almoço na Sala do Gabinete, onde Estados Unidos e Arábia Saudita formalizarão diversos acordos econômicos e de defesa, segundo o funcionário, que falou sob condição de anonimato.

A visita é dinâmica como de "trabalho oficial", uma vez que Mohammed bin Salman não é formalmente chefe de Estado, explicou o representante da Casa Branca.

Na quarta-feira, ofertas de CEOs participaram de uma reunião do Conselho Empresarial EUA-Arábia Saudita, no Kennedy Center. Embora a presença de Trump ainda não esteja confirmada, é provável que o presidente compareça, segundo o alto funcionário.

A relação de Trump com os países do Golfo tem sido prioridade em sua política externa no segundo mandato. Sua primeira grande viagem internacional incluiu visitas aos Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita.

Esta será a primeira visita de Mohammed bin Salman aos EUA desde o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, ocorrido no consulado saudita em Istambul, em 2018, durante o primeiro mandato de Trump.

As agências de inteligência dos EUA afirmaram que o príncipe provavelmente tentou o assassinato, o que levou à imposição de avaliações a vários funcionários sauditas. Mohammed bin Salman nega envolvimento, e tanto Trump quanto Biden vem buscando reaproximação com a Arábia Saudita desde então.

Fonte: Associated Press

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.