PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Casa do Tatuapé é fechada para avaliação estrutural após explosão no bairro

Unidade do Museu da Cidade de São Paulo passa por vistoria após incêndio em depósito irregular de fogos de artifício causar danos em imóveis vizinhos

Publicado em 14/11/2025 às 18:14
Reprodução

A Casa do Tatuapé, uma das unidades do Museu da Cidade de São Paulo, permanecerá fechada neste fim de semana para avaliação de eventuais danos no telhado e em elementos estruturais do imóvel tombado, conforme informou a Secretaria Municipal de Cultura.

O fechamento temporário foi decidido após um incêndio seguido de explosão em uma residência no Tatuapé, na noite de quinta-feira, 13, que resultou em uma pessoa morta e dez feridos.

Imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento em que rajadas de fogos de artifício atravessaram a Avenida Salim Farah Maluf devido à explosão. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o local do incidente funcionava como depósito irregular de fogos de artifício.

Imóveis vizinhos e veículos estacionados na região também foram atingidos, e estruturas metálicas acabaram derrubadas. "A equipe do museu manifesta sua solidariedade aos moradores do Tatuapé e às demais pessoas afetadas pela ocorrência. Agradecemos a compreensão de todas e todos", informou o museu em nota oficial.

A Casa do Tatuapé integra o conjunto de 12 unidades do Museu da Cidade de São Paulo. Construída em taipa de pilão, conta com seis cômodos e dois sótãos. Adquirido pela prefeitura nos anos 1970, o imóvel se destaca entre os remanescentes do período colonial por apresentar telhado de apenas "duas águas", com dois planos inclinados.