TENSÃO NA AMÉRICA DO SUL

Fuzileiros navais dos EUA farão exercícios militares próximos à Venezuela

Treinamento conjunto com as Forças de Defesa de Trinidad e Tobago ocorre em meio a desafios com gangues e aumento das tensões regionais

Publicado em 14/11/2025 às 17:49
© AP Photo / Dario Lopez-Mills

Militares do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, destacados no Comando Sul, participaram de exercícios conjuntos com as Forças de Defesa de Trinidad e Tobago, conforme informado o Ministério das Relações Exteriores e da Comunidade do Caribe. O país caribenho está situado a poucos quilômetros da costa venezuelana.

De acordo com o comunicado do governo de Trinidad e Tobago, a iniciativa busca fortalecer a preparação das tropas nacionais diante dos desafios fiscais pela atuação de gangues armadas no país. O treinamento com as forças norte-americanas é visto como uma estratégia para aprimorar o enfrentamento da violência.

"Trindade e Tobago continua a sofrer com o flagelo da violência armada e de gangues. Esses exercícios intensificados fazem parte da estratégia coordenada do Governo de Trinidad e Tobago para garantir que o pessoal de defesa esteja otimamente treinado e equipado para lidar com essas questões em nível nacional, que tiveram um impacto devastador na sociedade."

O ministro das Relações Exteriores de Trinidad e Tobago, Sean Sobers, informou que as manobras começaram neste domingo (16) e seguem até a próxima sexta-feira (21), abrangendo operações em ambientes urbanos e áreas rurais.

Para os Estados Unidos, os exercícios servirão também como treinamento após o lançamento da operação Lança Austral, em meio ao aumento das operações na região resultante das recentes operações militares norte-americanas no Caribe.

Trinidad e Tobago é separada da Venezuela por um trecho de aproximadamente 15 km. Com a escalada das tensões entre Washington e Caracas, especialistas avaliam que o território venezuelano pode estar entre as mais vulneráveis ​​às ações militares dos EUA durante a operação.

Por Sputnik Brasil