Polícia Federal indicia ex-ministro Silvio Almeida em inquérito sobre importunação sexual
Ex-ministro dos Direitos Humanos é investigado após denúncias de assédio, incluindo relato da ministra Anielle Franco; caso está sob sigilo no STF
A Polícia Federal indiciou o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, no inquérito que apura casos de importunação sexual. A investigação conduzida pela PF já foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde ficará sob relatoria do ministro André Mendonça.
De acordo com informações do G1, o caso corre em segredo de Justiça e veio à tona após uma série de denúncias de assédio sexual feitas à organização Me Too Brasil. Entre as vítimas está a ministra Anielle Franco, titular da pasta de Igualdade Racial.
Em depoimento à Polícia Federal, prestado em outubro de 2024, Anielle relatou ter sofrido importunação em mais de uma ocasião por parte de Almeida. Segundo a ministra, os episódios teriam ocorrido ainda em 2022, durante o período de transição do governo Lula, antes da posse presidencial.
Na época das denúncias, Silvio Almeida negou as acusações e afirmou ser alvo de uma armação, destacando nas redes sociais que provaria sua inocência.
O governo Lula exonerou Almeida do cargo em setembro do ano passado.
Por Sputinik Brasil