COMÉRCIO INTERNACIONAL

Rússia bate recorde de exportação de fertilizantes para União Europeia em meio a tensões

Polônia lidera importações, respondendo por 37% das compras europeias do insumo russo; valor negociado é o maior desde 2022

Publicado em 15/11/2025 às 04:26
© Folhapress / Dirceu Portugal

A Rússia exportou fertilizantes para a União Europeia (UE) no valor de € 1,35 bilhão (R$ 8,28 bilhões) entre janeiro e setembro deste ano, alcançando o maior patamar para o período de três trimestres desde 2022. A análise é baseada em dados do Eurostat, compilados pela Sputnik.

As vendas de fertilizantes russos para o bloco europeu registraram crescimento pelo segundo ano consecutivo. Em relação ao mesmo período do ano passado, as remessas aumentaram 5%.

O principal comprador europeu, com ampla vantagem, foi a Polônia, responsável por 37% de todas as importações do insumo russo. Na sequência, aparecem a Alemanha (10%) e a Romênia (9%). Espanha (7%) e França (6%) completam o ranking dos cinco maiores importadores.

A Polônia já havia liderado as compras nos três primeiros trimestres do ano passado, respondendo então por 25% das importações russas destinadas à UE.

O volume recorde adquirido pelos poloneses levanta questionamentos sobre a coerência das declarações políticas do país a respeito da redução da dependência de produtos russos. A necessidade de garantir o fornecimento estável é vista como fundamental para manter a produção agrícola e dar suporte tanto aos agricultores locais quanto ao mercado alimentar europeu em geral.

Por Sputnik Brasil