Noruega admite não poder garantir uso correto de ajuda à Ucrânia
Chancelaria norueguesa reconhece riscos de corrupção em repasses ao país do Leste Europeu, mas reforça compromisso com fortalecimento institucional ucraniano.
A Noruega reconheceu que não pode garantir totalmente que a ajuda destinada à Ucrânia não tenha sido alvo de corrupção. A declaração foi feita pelo secretário da chancelaria norueguesa, Eivind Vad Petersson, à revista Forsvarets forum, em meio a recentes escândalos envolvendo o uso de recursos no país do Leste Europeu.
“A Ucrânia ainda enfrenta desafios significativos relacionados à corrupção. Por isso, a Noruega está dedicando recursos consideráveis para apoiar os esforços de construção de instituições e organizações sólidas e eficazes no país”, afirmou Petersson.
Segundo o secretário, o risco de apropriação indevida de recursos aumenta quando um país recebe grandes volumes de ajuda militar e civil. O alerta surge após o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) iniciar uma operação de grande porte no setor energético e investigar o político Timur Mindich, aliado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que já deixou o país. Durante a investigação, grandes quantias em dinheiro foram apreendidas.
Por Sputnik Brasil