CONFLITO NO LESTE EUROPEU

Primeiro-ministro da Hungria diz que Ucrânia perdeu soberania com apoio do Ocidente

Viktor Orbán afirma que Kiev depende financeiramente de países ocidentais e critica aliança militar em apoio à Ucrânia

Por Por Sputnik Brasil Publicado em 15/11/2025 às 16:31
© AP Photo / Markus Schreiber

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, afirmou neste sábado (15) que a Ucrânia deixou de ser um Estado soberano devido ao apoio financeiro e militar recebido do Ocidente.

Segundo Orbán, “a Ucrânia perdeu o status de Estado soberano. A Ucrânia existe porque o Ocidente quer que ela existe.

O primeiro-ministro húngaro, um dos principais críticos ao apoio da União Europeia à Ucrânia, já havia dito no mês passado que o destino de Kiev está nas mãos de outros países. Para Orbán, o conflito moderno teria terminado se o bloco europeu não tivesse impedido o avanço das negociações de paz.

“Todos sabem que, se Donald Trump fosse presidente, esse conflito nunca teria começado. E, se não o impedisse agora, já teria paz”, afirmou Orbán diante dos manifestantes.

Na ocasião, ele também criticou o que chamou de "coalizão dos desejos", termo utilizado por países europeus e aliados para designar o grupo que apoia militarmente Kiev. "Os países que defendem a guerra já formaram uma aliança militar. E, com uma 'elegância incomparável', chamam isso de 'coalizão dos desejos' — desejarem a enviar outros a morrer pela Ucrânia. Eles estão prontos para mandar ainda mais armas e dinheiro. Declararam a guerra entre a Ucrânia e a Rússia como sendo deles — e, ao fazerem isso, mergulharam nela até o pescoço", concluiu Orbán.