Na COP30, Tesouro lança monitor Eco Invest Brasil para ampliar transparência de projetos
Nova plataforma reúne dados detalhados sobre iniciativas financiadas pelo programa, facilitando o acompanhamento público e promovendo maior transparência nas ações ambientais.
O Tesouro Nacional lançou, neste sábado (15), o Monitor Eco Invest Brasil, uma plataforma desenvolvida para ampliar a transparência sobre os projetos vinculados ao programa. Apresentada durante a COP30, em Belém (PA), a ferramenta consolida informações sobre iniciativas apoiadas pelo Eco Invest, incluindo localização geográfica, volume de investimentos públicos e privados, estágio de desenvolvimento, setores beneficiados e dados sobre a aplicação dos recursos.
De acordo com Mário Gouvêa, membro do Comitê Executivo do Eco Invest Brasil, a plataforma sistematiza evidências concretas sobre o impacto real do programa. “O monitor mostra, de forma objetiva, onde os recursos chegam, quais setores estão sendo ativados e qual é o impacto econômico gerado. É uma ferramenta que vai aproximar a sociedade dos resultados e do impacto na vida das pessoas. São os números do Eco Invest apresentados de uma forma ainda mais concreta e prática”, destacou.