ALERTA METEOROLÓGICO

Tempestades com granizo e ventos fortes podem atingir cidades do Sul e Centro-Oeste no domingo

Inmet emite alerta vermelho para nove Estados, com risco de granizo, ventos acima de 100 km/h e danos em diversas regiões; frio intenso e geadas são esperados após a passagem da frente fria.

Publicado em 15/11/2025 às 20:15
Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o risco de tempestades a partir deste domingo, 16, em nove Estados brasileiros. Entre eles está o Paraná, que na semana passada registrou sete mortes após a passagem de um tornado.

A previsão é de chuvas intensas, trovoadas, queda de granizo e ventos que podem superar os 100 quilômetros por hora. Essas condições adversas devem persistir até a segunda-feira, 17.

Inicialmente, a frente fria deve atingir áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nesses Estados, o alerta é de “grande perigo”, com risco de danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejuízos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário, conforme o alerta emitido pelo Inmet.

Confira os Estados que podem ser afetados pela passagem do ciclone extratropical:

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Paraná

Mato Grosso do Sul

São Paulo

Minas Gerais

Mato Grosso

Goiás

Rio de Janeiro

A frente fria está associada à formação de um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata, na fronteira entre Argentina e Uruguai.

“Esta será uma frente fria intensa para a época do ano e deverá promover fortes instabilidades em seu avanço rumo aos Estados do Centro-Oeste e Sudeste”, informou o Instituto Nacional de Meteorologia.

A partir da madrugada de segunda-feira, cidades de São Paulo podem ser atingidas. Inicialmente, os efeitos devem ser sentidos em municípios do sudoeste paulista, mas toda a região do Estado poderá enfrentar “tempo severo”, segundo as previsões do Inmet.

Após a passagem da frente fria, as temperaturas devem cair acentuadamente. Há previsão de geadas no Sul a partir de terça-feira, 18.