Na COP30, Simon Stiel cobra resultados de negociadores e pede que países cedam
Secretário da ONU para Mudanças Climáticas pede avanços concretos e flexibilidade nas negociações para garantir um acordo equilibrado na conferência.
O secretário executivo das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC), Simon Stiel, utilizou seu discurso de abertura na plenária de balanço deste sábado, 15, para cobrar dos negociadores a apresentação de resultados concretos e a disposição para ceder em pontos-chave, de modo a impulsionar o avanço das discussões com a chegada dos ministros de Estado na próxima semana.
"As questões que serão fundamentais para um resultado equilibrado e concreto na COP30 agora estão bastante claras. Mas não está claro se cada um de vocês está preparado para estar à mesa em cada um desses temas. Precisamos superar esse ponto rapidamente. Por isso, exorto que cedam um pouco, para que possam ganhar muito", afirmou Stiel.
Ele destacou ainda a necessidade de compreensão mútua entre os representantes, ressaltando que temas prioritários para alguns países podem não ser para outros, mas que o compromisso com resultados sólidos deve prevalecer.
"Os temas que talvez não sejam prioritários para vocês são claramente temas e prioridades para outras nações. O processo tem produzido resultados sólidos em todas as COPs recentes, e esta deve fazer o mesmo", completou o secretário.