CRISE INTERNACIONAL

Primeiro-ministro da Hungria diz que Ucrânia perdeu soberania após apoio do Ocidente

Viktor Orbán afirma que sobrevivência do Estado ucraniano depende de recursos e armas fornecidos pelos países ocidentais

Por Sputnik Brasil Publicado em 15/11/2025 às 22:15
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, declarou neste sábado (15) que a Ucrânia deixou de ser um Estado soberano em razão do apoio contínuo que recebe de nações ocidentais. Segundo Orbán, o país só se mantém devido à assistência financeira e militar do Ocidente.

"A Ucrânia perdeu o status de Estado soberano. A Ucrânia existe porque o Ocidente quer que ela exista. Eles dão dinheiro, eles dão armas. Se o Ocidente parar de fornecer, tudo acaba. A Ucrânia não consegue se sustentar sozinha. Hoje, na Ucrânia, aposentadorias, salários, assistência social e benefícios para crianças são pagos com dinheiro do Ocidente", afirmou Orbán durante um comício.

Crítico recorrente do apoio da União Europeia à Ucrânia, o premiê húngaro já havia declarado no último mês que o destino de Kiev está nas mãos de outros países e que o conflito teria terminado caso o bloco europeu não tivesse impedido o avanço das negociações de paz.