Erupção de vulcão no Japão lança coluna de 4,4 km de cinzas e afeta voos
Sakurajima registra explosão mais intensa desde julho e provoca cancelamento de 40 voos em Kagoshima; não há vítimas ou danos graves
O vulcão Sakurajima, localizado no sul do Japão, entrou em erupção na madrugada deste domingo, 16, projetando uma coluna de cinzas e fumaça que atingiu 4,4 quilômetros de altura.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, uma série de erupções foi registrada, sendo a mais intensa às 00h56 (horário local). Outras explosões lançaram colunas de fumaça de 3,7 km e 2,5 km.
A agência alertou para o risco de que o material vulcânico seja transportado por até 5 quilômetros ao redor do vulcão.
Segundo a agência meteorológica local WNI, é a primeira vez desde julho de 2024 que uma coluna de cinzas e fumaça ultrapassa 4,4 km no Sakurajima.
O vulcão é conhecido por sua alta atividade: já foram registradas 302 erupções em 2024, das quais 148 apresentaram explosões, conforme dados da WNI.
Devido à erupção, 40 voos internacionais e domésticos foram cancelados no Aeroporto de Kagoshima, cidade mais próxima do vulcão, segundo a imprensa local. Até o momento, não há relatos de feridos ou danos em edificações.