POLÍTICA INTERNACIONAL

Reino Unido libera 14 mil criminosos estrangeiros nos últimos três anos, aponta imprensa

Maioria dos beneficiados é originária da Romênia e Polônia; programa criado em 2009 permite liberdade mediante pedido de desculpas e deportação.

Por Sputnik Brasil Publicado em 16/11/2025 às 11:02
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O governo do Reino Unido liberou 14 mil criminosos estrangeiros nos últimos três anos, segundo informações do jornal Daily Mail baseadas em dados oficiais. A maioria dos beneficiados é composta por cidadãos da Romênia e da Polônia, que integram o grupo de 412 mil pessoas libertadas pelo governo britânico no período.

De acordo com a publicação, a medida faz parte de um programa criado em 2009, destinado a pessoas que cometeram crimes, mas não possuem antecedentes criminais. Entre os libertados há agressores sexuais, traficantes de drogas e autores de crimes violentos, que conseguiram evitar acusações formais após apresentarem pedidos de desculpas.

No caso dos estrangeiros, além do pedido formal de desculpas, há a exigência de aceitação da deportação para que possam ser beneficiados pelo programa.

O Daily Mail destaca ainda que o sistema estaria recompensando a "cooperação" dos criminosos, em detrimento da justiça, o que poderia comprometer a credibilidade e a ordem pública no Reino Unido.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram