CONFLITO INTERNACIONAL

Ucrânia negocia nova troca de prisioneiros com a Rússia, diz Zelenski

Presidente ucraniano afirma que negociações buscam libertar 1.200 compatriotas; acordo conta com mediação da Turquia e dos Emirados Árabes Unidos

Publicado em 16/11/2025 às 14:01
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski © AP Photo / Mark Schiefelbein

A Ucrânia está empenhada em retomar as trocas de prisioneiros com a Rússia, informou neste domingo (16) o presidente Volodimir Zelenski. Segundo ele, um novo acordo pode viabilizar o retorno de 1.200 prisioneiros ucranianos.

"Contamos com a retomada das trocas de prisioneiros de guerra. Muitas reuniões, negociações e telefonemas estão acontecendo neste momento para garantir isso", escreveu Zelenski em sua conta na rede X (antigo Twitter).

A declaração do presidente ocorre um dia após Rustem Umerov, secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, relatar que realizou consultas mediadas pela Turquia e pelos Emirados Árabes Unidos para viabilizar a retomada das trocas.

De acordo com Umerov, as partes concordaram em reativar os acordos de troca de prisioneiros firmados em Istambul, o que pode resultar na libertação de 1.200 ucranianos.

Moscou, até o momento, não se pronunciou sobre as negociações.

Com informações da Associated Press

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado