Enem 2025: candidatos fazem segundo dia de provas até 18h30
Ministro da Educação acompanha início das provas; participantes terão cinco horas para responder questões de ciências da natureza e matemática
O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhou neste domingo a entrada dos participantes para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, na Universidade de Brasília (UnB).
“Eu vim aqui hoje pela manhã, assim que os portões abriram, para dar boa sorte aos nossos alunos que vão fazer a segunda prova do Enem, lembrando que hoje é matemática, física, química e biologia”, afirmou o ministro.
Em todo o país, os portões de mais de 11,7 mil locais de provas fecharam pontualmente às 13h30, no horário de Brasília, abrangendo mais de 1,8 mil municípios.
Neste domingo, os participantes enfrentam 90 questões: 45 de ciências da natureza (biologia, química e física) e 45 de matemática.
Tempo de prova
O tempo total de aplicação é de cinco horas. A saída dos candidatos será liberada a partir das 15h30, sem o caderno de questões. Quem desejar levar o caderno poderá deixar o local a partir das 18h, meia hora antes do término oficial das provas, marcado para as 18h30.
Participantes com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terão direito a mais 60 minutos. Para quem teve o pedido de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aceito, o acréscimo será de 120 minutos.
Primeiro dia do Enem
No domingo passado (9), o Ministério da Educação (MEC) e o Inep divulgaram abstenção de 27% no primeiro dia de provas, que contou com 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. Dos mais de 4,8 milhões de inscritos confirmados, cerca de 3,5 milhões compareceram ao exame.
Reaplicação
Participantes que perderam um ou dois dias de prova por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do Enem. O pedido deve ser feito a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília, pela Página do Participante no site do Inep, utilizando login Gov.br.
Cada solicitação será analisada individualmente pela equipe do Inep. Se aprovada, a reaplicação ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro.
Notícias relacionadas: