EDUCAÇÃO

Tiroteio interrompe prova do Enem em escola de Acari, no Rio

Candidatos terão nova data para realização do exame após ação policial interromper aplicação neste domingo

Publicado em 16/11/2025 às 20:14

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alocados no Ciep 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, zona norte do Rio de Janeiro, terão a prova remarcada após um tiroteio que interditou a Avenida Brasil neste domingo (16). O local de prova foi fechado por questões de segurança.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a reaplicação do exame para esses candidatos ocorrerá no dia 17 de dezembro. Neste domingo, participantes de todo o país realizaram as provas de ciências da natureza e matemática, com término às 18h30 (horário de Brasília).

Tiroteio

Notícias relacionadas:

Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, por volta das 11h, policiais do Batalhão de Choque foram acionados para uma tentativa de assalto próximo à comunidade de Acari. Dois homens em uma motocicleta tentavam parar veículos na via para roubar motoristas, conforme relato da corporação.

“Durante a tentativa de abordagem, os criminosos efetuaram disparos na direção dos policiais, que reagiram. Por conta da troca de tiros, o tráfego de veículos na via foi temporariamente bloqueado para resguardar a integridade física de quem passava pelo local”, informou a PM.

Ninguém ficou ferido. Após o confronto, equipes do Batalhão de Choque, com apoio da Força Nacional de Segurança, realizaram buscas na região, mas os suspeitos não foram localizados.

O Batalhão de Polícia de Choque atua na Operação Percurso Seguro, que reforça a segurança nas vias expressas para coibir roubos de cargas e veículos. O policiamento segue reforçado na área.