Bolsas europeias recuam e alta da Grécia perde força após elevação de rating
Mercados reagem com cautela à espera de dados dos EUA e balanço da Nvidia, enquanto ações de luxo pressionam índices e Grécia reduz ganhos após upgrade da Fitch.
As principais bolsas da Europa operam entre leves altas e baixas na manhã desta segunda-feira (17), refletindo a cautela dos investidores antes da divulgação de dados econômicos represados nos Estados Unidos e do balanço trimestral da Nvidia, referência global em chips de inteligência artificial.
Às 7h01 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,13%, aos 574,09 pontos. Na Bolsa da Grécia, o índice ATG avançava apenas 0,03%, após iniciar o dia com alta mais expressiva, em reação à elevação do rating do país pela Fitch na última sexta-feira.
Os mercados aguardam a divulgação de indicadores econômicos dos EUA, atrasados devido à recente paralisação do governo Trump. Os dados serão fundamentais para as próximas decisões do Federal Reserve (Fed) sobre possíveis cortes de juros. O resultado da Nvidia também deve influenciar os negócios ao longo da semana.
O vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, afirmou nesta manhã que, embora uma guerra comercial "em larga escala" entre os EUA e outras nações tenha sido evitada, a incerteza sobre políticas governamentais que afetam o sistema financeiro global segue elevada.
O setor de bens de luxo pressionava os índices: em Londres, as ações da Burberry caíam 4,7%. Em Paris, Kering e LVMH lideravam as quedas do CAC-40, com recuos de 1,5% e 1,4%, respectivamente, às 6h58.
Na contramão, a TotalEnergies subia 0,8% em Paris após anunciar a aquisição de 50% da plataforma de geração de energia flexível da EPH, formando uma joint venture avaliada em 5,1 bilhões de euros (US$ 5,93 bilhões), totalmente em ações. O acordo dará à EPH uma participação de cerca de 4,1% na TotalEnergies, tornando-a uma das maiores acionistas da petrolífera francesa. Já as ações do Société Generale avançavam 1,2% após o banco comunicar o início de recompra de mais 1 bilhão de euros (US$ 1,16 bilhão) em ações nesta semana.
Às 6h59, a Bolsa de Londres caía 0,06%, Paris recuava 0,16% e Frankfurt cedia 0,22%. Milão e Madri registravam baixas de 0,28% e 0,55%, respectivamente, enquanto Lisboa subia 0,18%.
Contato: [email protected]