Ucrânia assina carta de intenções para adquirir até 100 caças Rafale da França
Documento foi firmado durante visita de Zelensky a Paris e reforça parceria militar diante do conflito com a Rússia
A Ucrânia assinou uma carta de intenções para adquirir até 100 caças Rafale da França, informaram nesta segunda-feira a Embaixada da Ucrânia e o gabinete do governo francês. O anúncio foi feito após a assinatura do documento pelos presidentes Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, e Emmanuel Macron, da França. Detalhes adicionais sobre o acordo não foram divulgados.
Zelensky esteve em Paris pela nona vez desde o início da invasão russa em larga escala, em fevereiro de 2022. O objetivo principal das conversas foi o fortalecimento das defesas ucranianas, especialmente diante do novo inverno e dos contínuos bombardeios russos contra a infraestrutura energética e outros alvos estratégicos do país.
Antes de seguirem para o quartel-general de uma força multinacional — conhecida como “coalizão dos dispostos” e organizada por França e Reino Unido com apoio de mais de 30 nações —, Macron e Zelensky visitaram uma base aérea nos arredores da capital francesa. Essa coalizão tem como meta garantir um eventual cessar-fogo na Ucrânia.
Fonte: Associated Press
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Tribuna do Sertão