Trump não descarta envio de tropas americanas para a Venezuela
Presidente dos EUA afirma que 'nenhuma opção está fora da mesa' diante do agravamento da crise venezuelana e admite possibilidade de diálogo com Maduro.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (17) que não descarta o envio de tropas americanas para a Venezuela. Segundo ele, "nenhuma opção está fora da mesa" diante do aumento das tensões entre Washington e Caracas.
"Não, eu não descarto isso. Não descarto nada. Só precisamos cuidar da Venezuela", declarou Trump ao ser questionado sobre a possibilidade de ação militar.
Apesar das críticas, Trump admitiu que pode conversar com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, "em certo momento". A declaração foi dada durante um evento na Casa Branca com o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Na mesma ocasião, Trump também foi questionado sobre possíveis ataques ao México para combater o tráfico de drogas. Ele respondeu que concordaria com ações do tipo, reforçando que fará "o que for preciso para parar as drogas".
Desde o início de setembro, o governo Trump realizou dezenas de ataques contra pequenas embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe e no leste do Pacífico, resultando em mais de 80 mortes. Os Estados Unidos, porém, não apresentaram provas de que as vítimas eram de fato narcotraficantes, o que levanta suspeitas de possíveis execuções extrajudiciais sob a ótica do direito internacional.
As ações têm gerado críticas de países como México, Colômbia, Cuba e Brasil. O presidente colombiano, Gustavo Petro, afirmou que "deve ser aberto um processo penal" contra os responsáveis norte-americanos pelas ordens de disparo contra as embarcações.