Diretor do Fed defende corte de 25 pontos-base nos juros em dezembro
Christopher Waller aponta enfraquecimento do mercado de trabalho e inflação sob controle como motivos para flexibilização
O diretor do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, manifestou nesta segunda-feira, 17, apoio a uma redução de 25 pontos-base na taxa de juros dos Estados Unidos na reunião de dezembro. Durante o Jantar Anual da Sociedade de Economistas Profissionais, Waller destacou que o mercado de trabalho norte-americano está perdendo força e que os efeitos das tarifas sobre a inflação, nos dados de setembro, foram limitados.
Segundo ele, as tarifas têm provocado apenas impactos pontuais nos preços, sem representar uma fonte persistente de pressão inflacionária.
"Meu foco está no mercado de trabalho e, após meses de enfraquecimento, é improvável que o relatório de empregos de setembro, a ser divulgado no final desta semana, ou quaisquer outros dados nas próximas semanas mudem minha opinião de que outro corte é necessário", afirmou Waller. Ele acrescentou que as expectativas de inflação permanecem bem ancoradas no médio e longo prazo, e que o Fed está próximo de atingir a meta de 2%.
O diretor também expressou preocupação com os possíveis efeitos negativos de uma política monetária excessivamente restritiva sobre a economia. "Um corte em dezembro proporcionará uma garantia adicional contra uma aceleração no enfraquecimento do mercado de trabalho e levará a política para um cenário mais neutro", argumentou.