Fed minimiza impacto de paralisação sobre dados econômicos, afirma Waller
Diretor do Federal Reserve destaca que ausência de dados durante shutdown foi superestimada e avalia cenário do PIB e balanço patrimonial da instituição
O diretor do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, afirmou que o impacto da ausência de dados durante a paralisação do governo dos Estados Unidos foi "exagerado" por muitos setores.
"Apesar da paralisação, temos uma grande quantidade de dados privados e alguns públicos que fornecem um panorama imperfeito, mas perfeitamente aproveitável, da economia", destacou Waller durante o Jantar Anual da Sociedade de Economistas Profissionais, em Londres.
O dirigente observou ainda que, excluindo os efeitos temporários do shutdown, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real provavelmente desacelerou no segundo semestre de 2025 em relação ao ritmo acelerado do segundo trimestre.
Waller também comentou sobre o balanço patrimonial do banco central norte-americano, afirmando que está "praticamente equilibrado" e pode voltar a crescer em apenas um ou alguns meses. "Não acredito que o balanço permaneça como está; a demanda natural por reservas irá impulsioná-lo para cima", acrescentou.