Chanceler alemão desdenha de Belém e prefeito reage nas redes sociais
Declaração de Friedrich Merz sobre a capital paraense durante evento na Alemanha gera resposta do prefeito Igor Normando, que defende hospitalidade da cidade
O prefeito de Belém (PA), Igor Normando (MDB), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (17) para rebater declarações do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que tratou com desdém a capital paraense após passagem pela cidade para a COP30.
Na última quinta-feira (13), durante discurso no Congresso Alemão do Comércio, Merz comentou sobre a visita ao Brasil e relatou a reação dos jornalistas que integravam a comitiva alemã. Segundo o premiê, os profissionais ficaram felizes por retornar ao país de origem, "especialmente daquele lugar onde estávamos".
"Nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos."
Em resposta, Igor Normando criticou a postura do chanceler, classificando-a como arrogante e destacando o calor humano de Belém.
"Cada um dá o que tem, e, infelizmente, o Chanceler Alemão destila preconceito e arrogância na sua fala, bem diferente do seu povo, que demonstra nas ruas de Belém o encantamento pela nossa cidade! Chanceler, nós continuaremos tratando com respeito e alegria todos que nos visitam, afinal, é o que temos de melhor."
O prefeito reforçou a crítica em outra publicação: "Enquanto você vem com sua arrogância, nós vamos oferecer o nosso calor humano. Cada um dá o que tem", afirmou.
"A fala dele não representa o que a população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade."