Geraldo Alckmin defende compromisso ético na redução de gases poluentes
Vice-presidente destaca importância do Coopera + Amazônia para geração de renda e preservação ambiental durante evento na COP30
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou nesta terça-feira (data não informada) a responsabilidade ética de todos na redução das emissões de gases de efeito estufa. “Temos dever ético de trabalharmos para reduzir a emissão de gases poluentes”, afirmou Alckmin durante a assinatura do programa Coopera + Amazônia, realizada no estande do BNDES, na zona verde da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
Segundo o vice-presidente, o apoio ao cooperativismo por meio do Coopera + Amazônia é fundamental para elevar a renda das populações que vivem na floresta. “O grande trabalho a ser feito é melhorar a renda das famílias na floresta amazônica”, destacou.
O programa, segundo Alckmin, será implementado em parceria com cooperativas e atuará nas principais cadeias produtivas da região, como açaí, castanha-do-Brasil, babaçu e cupuaçu, abrangendo toda a Amazônia Legal.
Alckmin também mencionou avanços recentes no comércio internacional. “A última ordem do governo americano reduziu em 10% as tarifas para importação de muitos desses produtos. Para a castanha com casca e para o suco de laranja, os Estados Unidos zeraram a tarifa”, lembrou o vice-presidente.