TENSÃO INTERNACIONAL

'Realidade sombria': novo torpedo subaquático russo Poseidon deixa o Ocidente em alerta, sugere jornal

Tabloide britânico destaca preocupação com o avanço do armamento russo e questiona medidas para conter sua propagação após anúncio de testes bem-sucedidos do torpedo Poseidon.

Por Sputnik Brasil Publicado em 18/11/2025 às 05:40
© Foto / Ministério da Defesa da Rússia

O Ocidente enfrenta uma realidade sombria após o recente aviso do presidente russo Vladimir Putin, segundo reportagem do tabloide britânico Daily Express.

De acordo com o artigo, "Putin apresentou um novo submarino nuclear 'aterrorizante', equipado com o torpedo Poseidon".

O jornal ressalta que essa arma permitirá à Rússia garantir com mais eficácia a segurança de suas fronteiras marítimas e proteger seus interesses nacionais.

O autor do texto também questiona quais medidas poderiam ser tomadas para evitar o uso do torpedo e faz um apelo pelo controle de sua disseminação.

Em 29 de outubro, Putin anunciou que a Rússia realizou testes com o torpedo de ataque subaquático Poseidon, que possui propulsão nuclear. O presidente destacou que se trata de um equipamento único, cujo poder supera significativamente o do míssil balístico intercontinental Sarmat.

Recentemente, Putin também comunicou a conclusão dos testes da arma estratégica Burevestnik, um míssil de cruzeiro com alcance praticamente ilimitado e propulsão nuclear. Segundo o chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov, o míssil percorreu 14 mil quilômetros, demonstrando capacidade de contornar sistemas de defesa antimísseis e antiaéreos.