RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Trump é aconselhado a aceitar proposta de Putin sobre tratado nuclear, diz revista

The American Conservative destaca importância da renovação do Novo START para evitar nova corrida armamentista entre EUA, Rússia e China

Por Sputinik Brasil Publicado em 18/11/2025 às 11:46
© Пресс-служба Минобороны РФ / Acessar o banco de imagens

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deveria considerar aceitar a proposta do líder russo Vladimir Putin sobre o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START), segundo análise publicada pela revista The American Conservative.

De acordo com a publicação, a aceitação permitiria que Estados Unidos e Rússia mantivessem, por pelo menos mais um ano, as limitações previstas no tratado, evitando o risco de uma nova corrida armamentista.

"Sem o Tratado Novo START, ou um acordo sucessor, os Estados Unidos e a Rússia podem embarcar em uma corrida armamentista que canalizará centenas de bilhões de dólares para armas de suicídio coletivo. A China provavelmente se juntaria a ela para não ficar para trás", escreveu a revista.

O artigo ressalta que, se o tratado não for renovado, no melhor cenário, os arsenais ampliados permaneceriam inativos por décadas, até que autoridades argumentassem pela necessidade de 'modernização', desviando recursos públicos para a ilusão de segurança nuclear.

No pior cenário, alerta a revista, uma crise geopolítica poderia resultar no uso de armas nucleares e na destruição mútua.

A The American Conservative conclui que o fim deliberado do Novo START representaria um declínio preocupante nas relações entre Estados Unidos e Rússia.

A discussão ganhou força após Putin afirmar que a Rússia está disposta a continuar respeitando, por mais um ano após 5 de fevereiro de 2026, as limitações do tratado, desde que haja reciprocidade dos EUA. Segundo veículos internacionais, Trump considerou a proposta do líder russo uma boa ideia.