Aprovação do governo Donald Trump nos EUA atinge menor nível do segundo mandato
Pesquisa Ipsos/Reuters revela queda de dois pontos percentuais na popularidade do presidente, impulsionada por insatisfação com a economia
A taxa de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caiu para o menor nível desde seu retorno à Casa Branca, de acordo com pesquisa do instituto Ipsos em parceria com a agência Reuters, divulgada nesta terça-feira (18).
Segundo o relatório, o índice de aprovação de Trump recuou para 38%, o patamar mais baixo desde que reassumiu o cargo. O resultado representa uma queda de dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada no início de novembro.
Apesar da queda, o índice atual não é o mais baixo de toda a trajetória presidencial de Trump: durante o primeiro mandato, a aprovação chegou a 33%.
A pesquisa indica que o principal fator para a insatisfação dos norte-americanos é a continuidade do aumento no custo de vida, mesmo diante das promessas de campanha de Trump de controlar a inflação.
O levantamento foi realizado na última semana, ouvindo 1.017 pessoas, e apresenta margem de erro de três pontos percentuais.
Anteriormente, uma pesquisa conduzida pela revista The Economist em parceria com a empresa YouGov apontou que a queda na aprovação de Trump foi a mais significativa entre os últimos presidentes dos Estados Unidos.