CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

Destruição de escolas em Gaza impede continuidade dos estudos para crianças

Mais de 630 mil crianças palestinas estão fora das salas de aula devido à destruição de escolas e ao uso de prédios escolares como abrigos; apenas uma pequena parcela conseguiu retornar às aulas em estruturas temporárias.

Publicado em 19/11/2025 às 00:33
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

A destruição de escolas em Gaza tem impedido milhares de crianças de darem continuidade aos seus estudos. Muitas das instituições de ensino foram totalmente destruídas ou estão sendo utilizadas como abrigos para pessoas que perderam suas casas durante o conflito.

Segundo a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA), mais de 630 mil crianças palestinas tiveram de abandonar a escola em meio ao confronto entre Israel e Hamas. Apenas cerca de 100 mil estudantes conseguiram retomar as aulas em instalações temporárias organizadas pela agência.

A UNRWA informa que seus professores atendem atualmente cerca de 40 mil alunos, mas a situação segue delicada, já que muitas tendas destinadas à educação ainda servem de abrigo para famílias desabrigadas.

"As crianças esqueceram o que aprenderam. Nos últimos dois anos, suas vidas se resumiram a conseguir água, perseguir caminhões de ajuda humanitária, guerra, Hamas, buscar refúgio e destruição. Elas viveram com medo e horror", relatou Tahreer Oweini, moradora de Gaza, à Associated Press.

Por Sputnik Brasil