Novembro Azul: Arapiraca intensifica ações de prevenção e cuidado contra o câncer de próstata
Município amplia atendimentos e orientações em todas as unidades de saúde durante campanha nacional de combate ao câncer de próstata
Foto: Arquivo – Ascom Arapiraca
Novembro é reconhecido nacionalmente como o mês dedicado ao combate ao câncer de próstata. Em Arapiraca, a campanha Novembro Azul integra uma ampla mobilização pela saúde do homem, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a importância da prevenção, do autocuidado e do diagnóstico precoce.
Com 41 Unidades de Saúde e 82 equipes de Atenção Primária, Arapiraca assegura 100% de cobertura do território com serviços de saúde, garantindo que toda a população masculina tenha acesso não apenas às ações da campanha, mas também ao diagnóstico e tratamento. O objetivo, neste mês, é intensificar atendimentos e orientar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.
“Ainda existe uma barreira cultural que afasta muitos homens dos serviços de saúde e é isso que queremos mudar com a campanha do Novembro Azul. Queremos mostrar que cuidar da saúde é sinal de responsabilidade, reforçar que a prevenção salva vidas e que procurar atendimento médico regularmente é um gesto de autocuidado e amor-próprio”, destaca a secretária Rafaella Albuquerque.
O coordenador de Saúde do Homem, Diego Albuquerque, acrescenta: “O maior desafio ainda é vencer a resistência masculina ao cuidado. Por isso, estamos indo até onde esses homens estão: nas unidades, nas empresas e em todo o território arapiraquense, para facilitar o acesso e reforçar que prevenção é sinônimo de vida”.
Durante todo o mês de novembro, as Unidades de Saúde, em parceria com equipes técnicas da SMS, promovem uma programação voltada à saúde masculina, com avaliações preventivas, solicitação de exames, palestras educativas e atendimentos em empresas, facilitando o acesso dos homens aos serviços. Além da conscientização sobre o câncer de próstata, as ações incluem testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação de peso e atividades voltadas à saúde mental.
Cuidado e prevenção
O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre homens (excetuando-se os cânceres de pele não melanoma) e representa atualmente a segunda principal causa de óbito na população masculina. Quando identificado precocemente, apresenta altas chances de cura, o que torna fundamental que homens busquem avaliação médica periódica, especialmente a partir dos 45 ou 50 anos, conforme fatores de risco como idade (maior incidência em homens com mais de 60 anos), histórico familiar e obesidade.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 71.730 novos casos da doença por ano no triênio 2023-2025. Em Alagoas, somente em 2025, a expectativa é de 930 novos casos diagnosticados, com 212 óbitos já registrados em 2024, entre 4.881 na região Nordeste.