CULTURA E EDUCAÇÃO

Semed leva projeto de artista circense italiano às escolas da rede municipal de Maceió

Projeto Palhaço Sem Fronteira contempla oito unidades, entre escolas e CMEIs, e prossegue até 28 de novembro

Publicado em 19/11/2025 às 12:29
Projeto Palhaço Sem Fronteira. Édson Correia

Com o objetivo de democratizar o acesso à arte e aproximar as crianças do universo circense, a Coordenação Técnica de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), por meio do Mandala ProCultura, está promovendo o Projeto Palhaço Sem Fronteira, idealizado pelo artista circense italiano Stefano Catarinelli, em diversas unidades da rede municipal de ensino ao longo do mês de novembro.

Entre os dias 17 e 28, o projeto será realizado em oito unidades escolares da rede municipal: Pio X, Kátia Assunção, Santo Antônio e Nosso Lar, além dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Sônia Cavalcante, Tobias Granja, Liege Tavares e Mascarenhas de Moraes.

De acordo com Tércio Smith, coordenador de Arte e Cultura da Semed, a chegada do projeto às escolas de Maceió foi iniciativa de Stefano, após diálogo com a diretoria da Escola Nosso Lar. A proposta foi então apresentada e acolhida pela Coordenação Técnica de Arte e Cultura, que vem ampliando as ações de formação cultural dos estudantes por meio do Mandala ProCultura.

“O projeto nasceu como uma inspiração direta do Giullari Senza Frontiere, iniciativa internacional fundada por Stefano, que busca ampliar o alcance da arte por meio de intervenções em áreas socialmente vulneráveis, utilizando performances como ferramenta de conexão humana e transformação social”, explicou Tércio.