TECNOLOGIA & GEOPOLÍTICA

Rússia não pode depender de IAs estrangeiras, alerta Putin

Presidente russo defende soberania tecnológica e anuncia investimentos em inteligência artificial e energia nuclear durante conferência em Moscou

Publicado em 19/11/2025 às 14:53
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (19), durante a conferência AI Journey 2025, em Moscou, que o país não pode depender de redes neurais e tecnologias de inteligência artificial desenvolvidas no exterior.

Segundo Putin, essa dependência comprometeria a soberania estatal e tecnológica da Rússia. O presidente destacou que a inteligência artificial já se consolidou como uma das principais ferramentas de disseminação de informações no mundo contemporâneo.

Entre as medidas anunciadas, Putin determinou a criação de um centro nacional de comando para liderar a estratégia de IA no país. O desenvolvimento de sistemas próprios, segundo ele, deve estar totalmente sob responsabilidade de especialistas russos, impulsionando a engenharia nacional.

O governo russo continuará investindo na construção de centros de dados baseados em grandes usinas nucleares, ampliando o poder computacional necessário para IA. Putin destacou que o consumo de energia por data centers deve triplicar até o fim da década e garantiu que a Rússia está preparada para essa expansão.

Além disso, o país iniciará a produção em massa de pequenas usinas nucleares terrestres e planeja comissionar 38 novas unidades nas regiões da Sibéria, Urais e Extremo Oriente, alcançando uma capacidade próxima à de todas as usinas atualmente em operação.

Putin também anunciou que a Rússia vai intensificar a cooperação internacional em IA com blocos como BRICS, Organização para Cooperação de Xangai (OCX), Comunidade Econômica Eurasiática e outros grupos estratégicos.

Durante a conferência, foi informado que o modelo GigaChat, da Sber, será utilizado para processar perguntas na próxima edição da Linha Direta com Vladimir Putin. O presidente ressaltou ainda que produtos desenvolvidos por empresas russas, como Sberbank e Yandex, estão entre os melhores do mundo.

Por Sputnik Brasil