SUSTENTABILIDADE

Com sete objetivos, CACB lança Agenda Empresarial de Desenvolvimento Econômico Sustentável 2030

Documento foi assinado em Belém traz compromissos em relação à transição energética, bioeconomia e logística reversa

Por Ascom CACB Publicado em 19/11/2025 às 15:32
Lançamento da Agenda Empresarial de Desenvolvimento Econômico Sustentável 2030 na ACP, em Belém. Divulgação ACP

Na cidade de Belém (PA), em meio às discussões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP30, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) se uniu a lideranças do setor produtivo de todo o país e lançou nesta quarta-feira (19), a Agenda Empresarial de Desenvolvimento Econômico Sustentável 2030.

Com sete objetivos, a agenda foi organizada pelo Conselho Empresarial da Amazônia Legal da CACB. O documento, assinado na Associação Comercial do Pará (ACP), é uma aliança do setor produtivo para regulamentar o sistema brasileiro de comércio de emissões de efeito estufa, estimular a criação de incentivos junto ao governo federal, fomentar programas de logística reversa e promover a educação ambiental no meio empresarial.

A agenda traz também como meta a realização de parcerias para a adequação das empresas na progressiva transição energética, a valorizar os produtos extraídos da bioeconomia e a viabilização do programa CEP Para Todos Amazônia, em parceria com Instituto Liberal de São Paulo,

O documento reúne associações de comércio, serviços, indústria e agropecuária em uma aliança por práticas ambientais sustentáveis, inclusão social e transição energética. “Contamos muito com a parceria dessas entidades, que têm credibilidade e respeito em seus estados e municípios. Queremos o apoio do setor produtivo e do poder público para que possamos avançar com essa agenda”, destacou o coordenador do conselho, Marco Kobayashi.

Ele disse que implementação adequada da agenda deve gerar impactos relevantes no PIB brasileiro e na economia local. “A gente vai promover também eventos, reuniões, ações de educação ambiental dentro das associações, para que a gente possa conscientizar o empresariado e o poder público”, disse.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Leonardo Pinheiro, ressaltou a importância da execução da agenda. “Vamos construir as ações para cumprir esse projeto com todas as associações e seus associados”. A presidente da ACP, Elizabeth Grunvald, enalteceu a adesão do setor empresarial à agenda. “Estamos muito felizes com esse compromisso”, enfatizou.

A execução da agenda ficará a cargo da CACB, que mobilizará as federações estaduais e as associações municipais, além de realizar a prospecção de projetos e captação de recursos por meio de parcerias com setor privado, governos e parlamento brasileiro federal, estadual e municipal, organismos internacionais e da sociedade civil, instituições financeiras e embaixadas.