Estudantes da rede municipal participam de festival de capoeira nesta sexta-feira (21)
Projeto Arte Capoeira reúne 368 alunos de 14 escolas de tempo integral na orla de Pajuçara
Cerca de 368 estudantes de 14 escolas de tempo integral da rede pública de ensino de Maceió participam, nesta sexta-feira (21), do Festival de Duplas, promovido pelo projeto Arte Capoeira nas Escolas. O evento será realizado nas proximidades da roda gigante, na orla da Pajuçara.
O festival integra a programação da 9ª edição do Vamos Subir a Serra, em parceria com o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20).
O projeto, que leva a arte e a ancestralidade da capoeira para as unidades escolares, acontece no contraturno das aulas. Os alunos aprendem técnicas de ataque e defesa, além de coreografias inspiradas na cultura afro-brasileira.

As escolas participantes são: Zumbi do Palmares, Petrônio Viana, Silvestre Péricles, José Correia da Costa, Antídio Vieira, Arnon de Melo, Donizete Calheiros, Sagrado Coração de Jesus, Nosso Lar I, Tradutor João Sampaio, Floriano Peixoto, Pompeu Sarmento, Luiza Suruagy e Sagrado Coração de Jesus.
A coordenadora de Educação Integral da Semed, Claudiane Pimentel, destacou o papel da capoeira no desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto físico quanto cultural, além da contribuição do projeto para a conscientização racial e valorização da identidade cultural.
“A Semed tem trabalhado de forma didática e pedagógica o letramento racial das crianças, assim como a identidade e o sentimento de pertencimento racial”, afirmou.