O que é o projeto da Grande Israel?
Entenda as origens, os desdobramentos e as controvérsias em torno da proposta de expansão territorial defendida por setores do sionismo e suas consequências para a estabilidade do Oriente Médio.
A ideia da Grande Israel refere-se a um projeto de expansão territorial que ultrapassa as fronteiras internacionalmente reconhecidas do Estado de Israel.
Originalmente associada ao sionismo revisionista, essa proposta tem influenciado políticas de assentamentos e iniciativas de anexação, alimentando tensões com a população palestina e ameaçando a estabilidade regional. A comunidade internacional, por sua vez, se divide entre críticas e posturas de tolerância diante dessas ações.
Quais são os impactos reais dos assentamentos e das anexações na dinâmica política e social do Oriente Médio? Para debater o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Mansur Peixoto, criador e administrador do projeto História Islâmica, idealizador do documentário "Israel Paralelo – a farsa revelada" e ex-integrante da flotilha Global Sumud; e Karina Calandrin, professora de relações internacionais do Ibmec São Paulo.
O programa já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.