Alemanha anuncia aporte de 1 bilhão de euros ao Florestas Tropicais para Sempre
Ministra Marina Silva destaca reforço alemão ao TFFF, que já soma US$ 5,5 bilhões em compromissos de 53 países
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou nesta quarta-feira (19) que a Alemanha irá investir 1 bilhão de euros no mecanismo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). O aporte reforça o compromisso internacional com a preservação ambiental e soma-se aos US$ 5,5 bilhões já anunciados por outros países, com 53 nações endossando a declaração de lançamento do TFFF.
Segundo Marina, o novo modelo de financiamento climático prevê que países que preservam suas florestas tropicais recebam um "bônus" financeiro, tornando a conservação ambiental uma alternativa economicamente vantajosa. Os recursos serão captados no mercado a juros reduzidos, por se tratar de um ativo de baixo risco.
O anúncio alemão ocorre após promessa do chanceler Friedrich Merz, que havia sinalizado um "valor considerável" para o fundo. Nesta semana, uma situação diplomática desconfortável foi registrada após declarações de Merz sobre o "contentamento" da delegação alemã ao deixar Belém (PA).
O montante investido no TFFF será aplicado em projetos com alta taxa de retorno, gerando lucro (spread). Parte desse lucro será destinada aos países com florestas tropicais, proporcionalmente à área preservada, enquanto outra parcela será devolvida aos investidores, que também se beneficiam financeiramente.
Também nesta quarta-feira, o presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André Corrêa do Lago, demonstrou otimismo quanto ao andamento das negociações. Ele classificou o dia como "muito bom", destacando conversas produtivas com diversos grupos sobre temas complexos e ressaltou a transição da "COP de negociação para a COP de implementação".