Zelensky aceita discutir plano de paz proposto pelos EUA, aponta mídia
Presidente ucraniano teria sinalizado positivamente à proposta americana, que prevê concessões e garantias para encerrar as hostilidades no leste europeu
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teria comunicado ao secretário do Exército dos Estados Unidos, Daniel Driscoll, nesta quinta-feira (20), que aceita negociar o plano de paz elaborado pelos norte-americanos para pôr fim às hostilidades no leste europeu.
De acordo com informações do portal Axios, um alto funcionário do governo dos EUA, familiarizado com as tratativas, afirmou que Driscoll e Zelensky concordaram em estabelecer um cronograma ambicioso para a assinatura do acordo, possivelmente já nos próximos dias.
O documento, composto por 28 pontos, prevê uma série de concessões e garantias, incluindo, por exemplo, a retirada da Ucrânia da região de Donbass. Discutido nos bastidores entre Rússia e Estados Unidos, o plano estaria estruturado em quatro eixos principais: paz na Ucrânia; garantias de segurança; estabilidade europeia; e o futuro das relações entre EUA, Rússia e Ucrânia.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram.