POLÍTICA MONETÁRIA

Dirigente do Banco do Japão indica alta de juros em breve e descarta esperar negociações salariais

Kazuyuki Masu afirma que decisão sobre juros está próxima e que processo faz parte da normalização da política monetária

Publicado em 22/11/2025 às 09:15
Reprodução

O Banco do Japão (BoJ) está cada vez mais próximo de elevar as taxas de juros, sinalizou Kazuyuki Masu, membro do conselho da instituição, em entrevista ao jornal Nikkei nesta sexta-feira (21). Após anos de política monetária ultraexpansionista, Masu afirmou que o banco central não pretende aguardar o fim das negociações salariais da primavera de 2025 para tomar uma decisão. "Não posso dizer em qual mês será, mas em termos de distância, estamos próximos", declarou.

De acordo com Masu, o cenário econômico atual favorece um aumento das taxas de juros, movimento que ele classificou não como um aperto monetário, mas como uma etapa dentro do processo de normalização da política do banco.

O dirigente também ressaltou que o BoJ tem comunicado de forma eficiente ao governo japonês o progresso em direção à meta de inflação de 2%. "Acredito que o BoJ conseguiu fazer o governo entender que está próximo de alcançar de forma estável a meta", afirmou.