Wopke Hoekstra diz que UE apoia declaração final da COP30 por avanços em direção ao combate climático
Comissário europeu para o Clima destaca importância do acordo para apoiar países mais pobres e reforçar o multilateralismo
O comissário para o Clima da União Europeia, Wopke Hoekstra, afirmou nesta quarta-feira (data a ser inserida) que a decisão do bloco de apoiar a declaração final da COP30 se deve ao entendimento de que as deliberações apontam "a direção certa" nas negociações climáticas.
Em Belém (PA), Hoekstra destacou que a discussão sobre combustíveis fósseis é central para garantir que os compromissos globais de redução das emissões de CO2 sejam efetivamente cumpridos. Ele alertou anteriormente que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima poderia terminar sem acordo caso não houvesse avanços significativos nas negociações.
"A mudança climática exige mais ação. Por isso pressionamos", reforçou o representante europeu, ao comentar a postura da União Europeia durante as rodadas de negociação.
A plenária de encerramento da COP30 está prevista para ocorrer ainda hoje. Nessa sessão, as partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas irão chancelar os compromissos e diretrizes já aprovados nas reuniões preparatórias e publicados no site da UNFCCC. Todas as decisões precisam ser tomadas por consenso.
Hoekstra ressaltou que apoia o texto final das negociações por considerá-lo um avanço significativo no apoio a países mais pobres. Ele observou ainda que o cenário geopolítico é desafiador, mas avaliou que o documento tem "valor intrínseco e reforça o multilateralismo".