SEGURANÇA PÚBLICA

Policial civil baleado em megaoperação no Rio morre após 25 dias internado

Rodrigo Nascimento, atingido durante ação nos complexos do Alemão e da Penha, é a quinta baixa das forças de segurança; número total de mortes chega a 122

Por Sputnik Brasil Publicado em 22/11/2025 às 20:53
© AP Photo / Silvia Izquierdo

O policial civil Rodrigo Nascimento, baleado durante a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, morreu neste sábado (22), após 25 dias de internação. Com o falecimento do agente, o número de vítimas da operação sobe para 122 — sendo 117 suspeitos e cinco integrantes das forças de segurança do Rio de Janeiro.

De acordo com informações do portal UOL, Nascimento foi atingido na região abdominal enquanto atuava no alto da Serra da Misericórdia. Ele estava internado em um hospital particular na zona sul da capital fluminense, mas não resistiu aos ferimentos.

O secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que o policial vinha apresentando sinais de recuperação e chegou a sentar-se na cama durante a semana. No entanto, seu quadro se agravou nos últimos dias.

Em nota oficial, a Polícia Civil lamentou a perda do agente, destacando que ele honrou a instituição com 'coragem e comprometimento', atributos que servirão de exemplo permanente. 'É por ele — e por todos que tombaram em serviço — que não iremos recuar', diz o comunicado.

Rio inicia remoção de barricadas a partir da próxima semana

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou na última segunda-feira (17) o lançamento de um programa para remover barricadas instaladas em acessos a comunidades da região metropolitana.

Segundo Castro, o estado já mapeou 13.604 barricadas por meio de drones e denúncias recebidas pelo Disque Denúncia — número que pode ser ainda maior. A iniciativa prevê uma ação conjunta entre governo estadual e prefeituras, abrangendo, na primeira fase, 12 dos 22 municípios da região metropolitana.

O governo do estado ficará responsável pelo fornecimento de maquinário — como retroescavadeiras, motosserras e caminhões basculantes — e disponibilizará 50 'kits' com esses equipamentos para as prefeituras. Aos municípios caberá a remoção dos entulhos, o ordenamento urbano e a recuperação das vias, incluindo novo asfaltamento.