Pesquisadores identificam origem do protoplaneta Theia, responsável pela formação da Lua
Estudo internacional revela que Theia pode ter se formado mais próximo do Sol do que a Terra, trazendo novas pistas sobre a origem da Lua
Um novo estudo conduzido por um grupo internacional de cientistas trouxe avanços significativos na compreensão da origem do protoplaneta Theia, que teria colidido com a Terra e dado origem à Lua.
Os pesquisadores analisaram isótopos de ferro presentes em amostras lunares, rochas terrestres e meteoritos, representando os principais reservatórios isotópicos que podem ter contribuído para a formação tanto de Theia quanto da proto-Terra.
“A composição de um corpo arquiva toda sua história de formação, incluindo seu local de origem”, explicou o Dr. Thorsten Kleine, autor principal do estudo e pesquisador do Instituto Max Planck para a Pesquisa do Sistema Solar.
Enquanto a composição da Terra corresponde a uma mistura de tipos conhecidos de meteoritos, a de Theia, segundo os cientistas, não se encaixa nesses padrões. Isso sugere que um material até então desconhecido pode ter desempenhado papel fundamental na formação de Theia, indicando ainda que o protoplaneta pode ter se formado mais próximo do Sol do que a própria Terra.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram