EUA, Ucrânia e países europeus discutem plano de paz de Trump em Genebra
Reunião reúne representantes de cinco países para debater proposta norte-americana que visa encerrar conflito na Ucrânia
Altos funcionários dos Estados Unidos, Ucrânia, França, Reino Unido e Alemanha se reúnem neste domingo (23), em Genebra, na Suíça, para discutir o plano de paz proposto pelo governo norte-americano, que busca encerrar o conflito na Ucrânia, segundo informou a agência Reuters.
O projeto elaborado por Washington prevê que Kiev ceda territórios, reduza o efetivo de suas Forças Armadas e desista da intenção de ingressar na OTAN. De acordo com a Reuters, o ex-presidente Donald Trump teria dado ao presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, até quinta-feira (27) para aprovar a proposta.
Diplomatas europeus indicam que o documento pode servir como base para negociações, mas ressaltam a necessidade de ajustes para garantir condições mais favoráveis à Ucrânia. Um projeto alternativo europeu, inspirado na proposta dos EUA, já teria sido encaminhado a Washington e Kiev.
Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou considerar a proposta uma possível base para um acordo final.