Exército russo receberá lanchas não tripuladas com poder equivalente a míssil balístico
Novos equipamentos devem reforçar operações das tropas aerotransportadas na região de Kherson, ampliando capacidade ofensiva e logística nas águas do Dniepre.
Unidades das forças aerotransportadas da Rússia que atuam na direção de Kherson serão equipadas, em breve, com lanchas não tripuladas cuja carga de combate é comparável à ogiva de um míssil balístico Iskander. A informação foi divulgada pelo jornal russo Izvestia, com base em fontes do Ministério da Defesa.
Segundo o periódico, esses novos equipamentos permitirão que as Tropas Aerotransportadas atuem de forma mais eficaz nas águas do rio Dniepre. As lanchas não tripuladas poderão ser utilizadas tanto em operações de ataque quanto no fornecimento de suprimentos ao grupo de tropas.
"Se for tomada a decisão de atravessar o Dniepre, as lanchas não tripuladas também participarão da operação. Elas destruirão a frota fluvial inimiga, composta por lanchas, e darão cobertura às forças de desembarque", explicou o coronel Valery Yuriev, presidente da União das Tropas Aerotransportadas da Rússia.
O especialista militar Aleksei Leonkov acrescentou que as lanchas podem ser empregadas para monitoramento em condições climáticas adversas. Segundo ele, cada embarcação pode transportar entre 400 e 500 quilos de explosivos, quantidade suficiente para destruir travessias flutuantes ou até mesmo pontes.
"A potência de sua carga pode ser comparada com a ogiva do míssil balístico Iskander, mas é muito mais barata", destacou Leonkov.
Anteriormente, já havia sido informado que as Forças Armadas da Rússia estavam utilizando lanchas não tripuladas no delta do rio Dniepre.